Avançar para o conteúdo principal

Ambiente preparado e Ikea...Porque não?

Na semana passada publiquei um breve post em que dava algumas sugestões para os quartos dos mais pequenos a partir de peças do Ikea e da Vertbaudet. Numa manhã a caminho do trabalho, fui presenteada com o novo catálogo dessa catedral de decoração que é o Ikea e lancei uma pergunta na página do Facebook que foi muito bem recebida. E que pergunta era essa? Gostariam de ver um post em que juntasse Montessori e o novo catálogo que recebi?  Dada a curiosidade com esta minha ideia, aqui estou eu a colocá-la em prática...

Mas primeiro vamos ver o que é o ambiente preparado pois afinal de contas é esse o título deste post, não é verdade? Para quem conhece a pedagogia Montessori,  o ambiente preparado surge como uma parte fundamental desta pedagogia: o ambiente deverá estar adequado à criança,  seja pela sua idade ou tamanho, e as seus interesses, ao mesmo tempo que promove a sua autonomia, permitindo que se desenvolva ao seu ritmo e sem pressões ou interferência dos adultos.

Apesar de não se desejar que o adulto seja activo em todo no processo, ou seja, o adulto não deve fazer as actividades pela criança,  espera-se que ele proporcione o ambiente de que a criança necessita e que seja o seu guia, funcionando como adulto preparado. E é fundamental que este adulto, quando se pensa em aplicar Montessori em casa, tenha em atenção a forma como pode organizar a sua casa de acordo com esta pedagogia.

Nem sempre é fácil e podemos achar que se necessita de um orçamento gigante para o fazer... Achando eu que se pode fazer muito com pouco (e de tantas vezes ver mães questionarem onde encontrar a famosa cama em forma de casinha que custa algumas centenas de euros...), surgiu-me a ideia de escrever este post utilizando o catálogo do Ikea, onde se conseguem ideias originais sem arrasar com o orçamento familiar para o ano inteiro!

Não irei escrever apenas um post mas sim vários,  para que possa ilustrá-los da melhor forma e não fique um post que nos permita dar várias voltas ao mundo com a sua extensão.  Irei dividir por áreas da casa: sala, quarto, casa-de-banho e cozinha. Faço esta divisão apenas porque me faz sentido em minha casa. Irei também acrescentar o escritório porque aqui em casa temos essa divisão mas depois poderão adaptar à vossa realidade, sem pressões, pensando apenas nos mais pequenos. Espero que gostem de ler estes posts tanto como eu gostei de os escrever!  Obrigada pelo vosso incentivo nesta minha aprendizagem em Montessori! 


SALA

Algures no catálogo novo do Ikea pode ler-se que "Uma sala pensada para as crianças que os adultos também adoram. O segredo de uma sala amiga das crianças é juntar móveis criados a pensar nelas, como uma mesa resistente e sem arestas e módulos de arrumação, que guardam os brinquedos debaixo da TV". Bem sabemos que quando se decora a nossa casa, principalmente se for a primeira, gostamos de ver tudo a combinar e que nem sempre nos passa pela cabeça ter uma área para as crianças na sala. Até porque temos sempre aquela ideia de que não vai ficar bem... Olho para a minha realidade: a maior parte do tempo passamos em família na sala. Enquanto pais, não nos fazia nenhum sentido que o primeiro cantinho dos brinquedos do nosso filho fosse apenas no seu quarto, sem qualquer espaço para ele. Pois bem, aqui em casa temos um cantinho só para ele feito com um módulo de arrumação TROFAST deste tipo a que o nosso filhote acede livremente, quando quer e aos brinquedos e livros que deseja no momento. Para nós funciona bem desta forma porque, primeiro, o nosso filho tem apenas 15 meses e não faz sentido estar sozinho no seu quarto a brincar e porque queremos que estes momentos possam ser vividos em conjunto. No entanto, podemos adaptar outras sugestões da Ikea para ter livros, brinquedos e outros materiais disponíveis para que se tenha o ambiente preparado para a criança e para tempo de qualidade em família. Aqui ficam algumas das minhas escolhas.



Entre estas peças, estão algumas que são da colecção do Ikea para crianças, enquanto outras são peças que podem ser usadas para qualquer fim e em qualquer divisão da casa sem ter de ser necessariamente num cantinho para crianças. Por exemplo, se juntarem dois ou três bancos de arrumação STUVA e colocarem em cima uma placa de madeira de pinho conseguem ter uma mesa de TV original mas em que a criança acede livremente aos seus brinquedos guardados no interior. Seguindo o princípio Montessori de disponibilidade dos objectos da criança, tanto a estante Kallax como a consola Hemnes satisfazem esse propósito: nas suas prateleiras podemos disponibilizar à criança brinquedos, livros e outros materiais que ela poderá aceder em qualquer momento consoante a sua vontade. São duas opções de adulto, se quisermos chamar, que ficam bem em qualquer sala mas que permitem ter os objectos dos mais pequenos por perto e conseguir bons momentos em família sem sair de um dos espaços principais da casa. Também as estantes FLISAT ou BEKVAM, conjungadas com uns almofadões no chão ou com a poltrona POANG (consoante a idade da criança), permitem criar um cantinho de leitura simples mas que fará, garantidamente, as delícias dos mais pequenos. Depois, cestos e pequenas caixas de arrumação (para crianças mais velhas) permitirão guardar pequenos objectos que a criança poderá ordenar ela própria.

Estas são apenas algumas sugestões, o Ikea (ou qualquer outra loja de decoração) é um mundo só à espera de ser descoberto e em que podemos fazer mil e uma adaptações à nossa realidade enquanto família. E vocês? Têm espaços dos mais pequenos na sala? E como são eles?

Aguardo o vosso feedback! Em breve, o post com as escolhas para o quarto dos mais pequenos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que