Há dias, no Facebook da Top10Mom, vi a partilha dela sobre ir frequentar um Curso de Assistente Montessori. Confesso que fiquei muito curiosa sobre o assunto... Já tinha visto o anúncio sobre este curso na página da Associação Portuguesa Montessori que se irá realizar no Porto durante este mês de Setembro. Bem... Dado que em Setembro já tenho um outro curso a que me irei dedicar profissionalmente, que tenho um doutoramento já na sua recta final e que o Porto não é propriamente aqui ao lado, claro que não me inscrevi mas fiquei curiosa por saber um pouco mais (e expectante por uma edição que se possa vir a realizar mais perto de casa).
Uma das páginas que acompanho com regularidade sobre Montessori é o Jardim da Descoberta. Não a descobri há muito tempo mas foi o tempo suficiente para poder acompanhar as partilhas que foram sendo feitas sobre o recentemente realizado International Montessori Congress Prague, no passado mês de Julho. E foi aqui também que encontrei um vídeo falando um pouco mais sobre o Curso de Assistente Montessori. E lembrei-me... Porque não desafiar o Jardim da Descoberta a escrever um pouco sobre este curso e ajudar-nos a compreender de que forma nos pode ser útil. Desde já, muito obrigada por terem aceite escrever aqui no blog sobre este curso. A quem me lê, espero que seja um post útil e que vos entusiasme a também frequentar este curso!
SER ASSISTENTE MONTESSORI por Jardim da Descoberta
Irá decorrer pela primeira
vez em Portugal o Curso de Assistente Montessori para a Casa das Crianças, que
irá ser realizado no Porto, nos próximos dias 18 a 29 de Setembro.
Neste artigo vamos tentar
esclarecer o que é um Assistente Montessori, qual o seu papel numa Escola
Montessori e o que será aprendido neste Curso.
O que
é o Curso de Assistente para a Casa das Crianças?
Importa
reter que dentro de uma sala Montessori existem tendencialmente dois adultos:
um Guia e um Assistente. Além disso, importa ainda reter que as salas
Montessori encontram-se divididas segundo a faixa etária das Crianças que
integram: Ninho (4-16
meses), Comunidade Infantil (16-36 meses) ou Casa das Crianças (3-6 anos).
Neste Curso, mais
direcionado para a Casa das Crianças, para além da parte geral que permite
compreender a Pedagogia por inteiro, terá uma parte mais específica que se
relaciona, então, com as Crianças que se encontram na faixa etária dos 3 aos 6
anos de idade.
Qualquer Assistente que
frequente este Curso, poderá complementa-lo com os Cursos de Assistente para as
restantes faixas etárias ou mesmo com os Cursos de Guia, nunca sendo demais o
conhecimento adquirido em cada um deles.
Existem Escolas
Montessori em Portugal?
É certo que em Portugal
ainda existem poucas Escolas Montessori. No entanto, as que existem são precisamente
direccionadas para as Crianças dos 3 aos 6 anos de idade, funcionando como
pré-escolar, sendo esta a tendência natural no que respeita ao início de
implementação desta Pedagogia num determinado país.
Estamos na presença de
um “movimento” que está a ganhar força de dia para dia em Portugal, e daqui a
direcção é igual à que este movimento já tomou em tantos outros países da
Europa e do Mundo: Escolas Montessori desde os 0 aos 18 anos de idade, Escolas
Montessori a integrar os sistemas de ensino público e privado; um número de
Escolas Montessori sempre em ascensão, para além dos centros de actividades
tipo “ATL”; Centros de Treino para Guias e Assistentes; Centros de Treino para
Pais, e por aí fora, num caminho de consolidação deste Modelo Pedagógico.
Que certificação
confere então este Curso de Assistente?
Este Curso é
certificado pela AMI (Association Montessori Internacionale) e permite trabalhar
como Assistente nas salas dos 3 aos 6 anos numa Escola Montessori em qualquer
parte do Mundo. O Assistente irá estar preparado para ajudar o Guia a manter o
equilíbrio dentro do Ambiente Preparado, sendo mais um Adulto Preparado e um
Observador Atento das Crianças, auxiliando-as nas suas caminhadas pela
independência e descoberta de si próprias.
O que aprende o
Assistente com este Curso?
Com excepção do Ninho, a maioria
das salas Montessori integram entre 25 a 35 alunos e, tendencialmente, um Guia
e um Assistente. No ambiente pré-escolar, o Assistente Montessori desempenha um
papel muito activo e importante junto das Crianças, inspirando-as e guiando-as através
do seu exemplo, sendo um par extra de mãos e mais um sorriso reconfortante, que
contribui activamente para a vida dessas Crianças.
É, além disso, essencial a paixão,
o conhecimento e a compreensão da Filosofia e Metodologia Montessori. Isto
implica conhecer os planos de desenvolvimento que a Criança passa até aos 6
anos de idade, os seus períodos sensíveis, a importância do movimento, da
linguagem e da independência na sua vida e crescimento. Este conhecimento parte,
entre outros aspectos, da aquisição de um conjunto de conceitos que servem de
base a todo este Modelo Pedagógico:
- Aprender a ser “Observador Atento”. A arte de observar de forma cuidadosa e sistemática cada Criança, de forma a melhor compreender como adaptar a acção com cada Criança em particular, tendo em conta a sua natureza;
- Aprender a discernir quando se deve intervir na actividade que uma Criança esteja a desempenhar, sem, no entanto, interferir nessa mesma actividade, ou quando simplesmente se deve deixar que uma certa actividade se desenrole sem qualquer intervenção;
- Aprender a incentivar e a envolver a Criança no seu caminho pela independência, o que implica ajuda-la a fazer escolhas e a agir de forma bem-sucedida;
- Apreender o que está na base do equilíbrio entre liberdade e disciplina tal como definido por Maria Montessori, com base na ideia de que é essencial deixar que a Criança seja livre e atribuir-lhe responsabilidades para que possa adquirir as capacidades de auto-disciplina e autocontrolo;
- Aprender sobre a importância da Graça e Cortesia e da Ordem e Sentido Estético no Ambiente Preparado;
- Perceber o que é e como implementar um “Ambiente Preparado”, onde a Criança se possa mover livremente em resposta à sua tendência natural de trabalhar e de se mover, bem como os materiais que devem estar à sua disposição em cada momento;
É fundamental obter uma
visão integrada de todo este Modelo Pedagógico para que o mesmo possa ser bem-sucedido
na sua aplicação, e para que se consiga alcançar realmente a confiança da
Criança, ao mesmo tempo que se assegura uma atmosfera de respeito mútuo.
Unidades
do Curso de Assistente
Montessori:
- Introdução à Pedagogia Montessori
- O papel dos Directores
- O papel do Assistente
- Os Planos de Desenvolvimento da Criança
- A Mente da Criança dos 0 aos 6 anos
- Ordem
- Movimento dos 0 aos 6 anos
- Linguagem
- Independência
- Ambiente Preparado
- Liberdade e Disciplina
- Desenvolvimento Social
- Observação
- Música e Arte
- Manutenção do Ambiente
- Técnicas de realização de Materiais
Quais as principais
características e funções de um Assistente Montessori?
O Assistente Montessori deve
valorizar e respeitar a unicidade de cada Criança, ao mesmo tempo que incentiva
e conduz a Criança no amor pela aprendizagem. É muitas vezes responsável pela
resolução de conflitos que possam surgir entre elas, redireccionando os seus
comportamentos através de uma linguagem positiva, conseguindo manter a paz e a
ordem dentro da sala.
Ao Assistente cabe a tarefa de
circular pela sala de forma silenciosa, de forma a não interromper os ciclos de
três horas de trabalho e a necessidade de intensa concentração das Crianças. Nunca
interrompe uma Criança que está a trabalhar, e caso veja que há uma Criança que
precisa de ajuda, coloca-se ao seu nível e de forma respeitosa pergunta-lhe se
quer ajuda ou se prefere continuar a tarefa sozinha, caso a mesma não
represente qualquer tipo de insegurança. É um Observador Atento e sabe como
desenvolver comportamentos adequados e boas práticas entre as Crianças.
Uma vez apresentados os materiais pelo Guia, o Assistente deve fazer
observações claras e detalhadas sobre o que acontece na sala durante o dia e
partilhar as suas notas com o Guia no final do dia, bem como esclarecer dúvidas
ou questões colocadas pelas Crianças sobre os materiais ou outras questões.
Quais as tarefas que cabem a um Assistente Montessori?
Ao Assistente compete a preparação do ambiente antes das Crianças
chegarem. Assegurar que tudo está sempre em ordem, limpo, bonito e convidativo,
e que todos os materiais estão preparados para que as Crianças possam começar a
trabalhar assim que chegam à sala.
Seguem alguns exemplos de tarefas que cabem ao Assistente:
- Cumprimentar todas as Crianças e quem os leva à escola quando chegam;
- Ajudar as Crianças – a fazerem por si mesmas - com a roupa e calçado do exterior;
- Observar as necessidades das Crianças e ajustar as actividades consoante os seus níveis de energia;
- Observar a dinâmica da sala e observar onde poderá ser mais útil;
- Assegurar a segurança e harmonia no interior e no exterior;
- Ajudar as Crianças - a fazerem por si - a prepararem-se para o almoço;
- Supervisionar na hora da sesta;
- Algumas tarefas administrativas;
- Tarefas relacionadas com a preparação e manutenção dos materiais (afiar lápis, cortar papel, laminar materiais);
- Repor materiais em falta;
- Ver se todos os materiais e seus componentes se encontram em ordem;
- Organizar e limpar a sala e as prateleiras no final do dia.
Ser Assistente numa
Sala Montessori é desempenhar um papel de extrema importância na vida daquelas
concretas Crianças, mas também do Mundo no geral. Um Assistente irá acompanhar as
Crianças, vê-las crescer, descobrir os seus interesses, a serem felizes a cada
nova passo pela independência, a aprenderem a ser com os outros. É de facto um
privilégio poder participar activamente neste milagre que é o desabrochar de
uma Criança, e ajuda-las de uma forma que será determinante para a felicidade
das suas vidas. É, por isso, um papel de uma gratificação enorme, mas, ao mesmo
tempo, de uma enorme responsabilidade. Um papel que só pode ser bem
desempenhado se no mesmo colocarmos todo o nosso coração, um requisito vital
para qualquer Assistente Montessori.
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