Avançar para o conteúdo principal

Escola, creche, infantário: Uma adaptação dos filhos que custa mais aos pais!

A ida do nosso filhote para a escola, seja em que idade for, é sempre um momento que nos causa alguma estranheza, incerteza.. E muito frio na barriga a pensar se tudo irá correr bem! A escolha daa primeira escola para aquele pequeno ser que, até então, esteve 24/24 horas por dia connosco gera pequenas (ou grandes) angústias e ficamos sempre com a dúvida se estamos a fazer a opção certa ou não. Será que deveríamos deixar o nosso filho com os avós? Deveríamos procurar uma ama? Escolher uma escola pública ou privada? Sobre cada um destes pontos já escrevi em tempos aqui no blog, quando coloquei a questão sobre ter um bebé ainda na nossa barriga e já termos de estar a pensar na universidade que pode vir a frequentar. É claro que é algo visto de forma exagerada mas não é tão pouco comum assim escolher-se a creche/infantário quando o bebé ainda não nasceu, apenas para conseguirmos vagas naquela escola que queremos e que está no topo da nossa lista de opções. Nem sempre é fácil conseguirmos acertar à primeira... Por vezes é um caminho das pedras mais ou menos longo mas chegaremos ao momento em que sabemos que a escola que escolhemos é a escola do nosso coração, como escrevi aqui sobre a escola do meu filhote.

A adaptação de pais e filhos à nova realidade de estarem separados durante o dia pode fazer das suas... Quanto mais não seja porque é chegado o momento de aparecerem as primeiras viroses ou as primeiras -ites com o infectário a fazer das suas. Eu própria já passei pelo mesmo quando o meu filhote teve a primeira otite depois de entrar para a escola. O infectário é mesmo assim: coloca-nos à prova todos os dias e a adaptação a esta nova rotina da vida de pais e filhos nem sempre é fácil. Mas como quero ajudar-vos a que essa vossa adaptação custe um pouco menos, deixo-vos aqui algumas sugestões do que fiz quando o meu filhote iniciou a escolinha faz já um ano. Espero que vos ajude a tornar essa adaptação mais fácil!

1. Novas rotinas, novos horários, novo local
Até ao momento de irem para a escola, os nossos filhotes estão habituados a um determinado local, aos seus cheiros, cores e horários e devemos ter em conta que, para que a transição na entrada na escola não seja tão abrupta, devemos permitir-lhes ter o seu período de adaptação. Vejam na escola qual é o período que recomendam. Por aqui, tinha inicialmente previsto que a adaptação aos horários da escola fosse feita por um período de uma semana, acordado com a escola e a educadora, mas o meu filhote precisou de menos tempo. Vejam também os horários que a escola costuma ter para os períodos de descanso e de alimentação. Assim, nas semanas anteriores à semana de adaptação, podem começar a ter esses mesmos horários em casa. Fiz isso e reconheço que deve ter sido um dos principais factores que ajudaram a que a adaptação do meu filhote fosse mais fácil.

2. Alimentação
Vejam se a alimentação está ou não incluída na vossa escola e pensem nesta questão com algum cuidado.  Para as mães que amamentam vejam a melhor opção para  vosso filhote continuar a beber o leite materno na escola. Se estiverem apenas a pensar a entrada na escola já depois da alimentação complementar introduzida, vão fazendo uma lista de todos os alimentos que já tiverem introduzido para poderem passar essa informação à educadora nos primeiros dias de escola. Um conselho que vos deixo é para que seja vocês próprios a fazer a introdução dos novos alimentos. Assim conseguem controlar melhor e vão tendo a certeza da fase de introdução alimentar em que estão. Se seguirem a abordagem BLW (baby led weaning sobre a qual podem ler mais no blog Healthy Bites), vejam também na escola como irá ser a rotina da alimentação para que a criança não sinta demasiado a alteração do local onde vai passar a fazer as refeições durante o dia. 

3. Saco, roupa tudo o mais!
Vejam a lista de material que é necessário terem preparada para estar na escola. Principalmente na idade dos mais pequenos, é necessário ter roupas extra prontas a serem substituídas em algum azar. Produtos de higiene é necessário também levar em algumas escolas e vejam o que pode ser pedido extra (roupa de cama, fraldas, brinquedo para dormir, entre outras coisas). Por aqui, temos sempre um saco para a roupa limpa e outro para a roupa suja (feitos personalizados nos Trapinhos da Flor), uma bolsa com artigos de higiene, mudas de roupa, casaco e gorro para as idas ao recreio e uma embalagem de fraldas, para além do biberão para a água e a lancheira que preparo todos os dias com o lanche.

Estas são apenas algumas das minhas dicas... É o que fiz e faço todos os dias para que estas pequenas mãos exploradoras se sintam bem na escolinha do nosso coração!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casar: recordar um dia tão especial!

Casamento. Aquele momento especial na vida de qualquer casal e que se deseja que seja único para toda a vida. O casamento pode ser mais ou menos tradicional mas é um momento que marca e que queremos que seja inesquecível para nós e para os nossos convidados. Desde o momento em que acontece o pedido, a cabeça (normalmente, da noiva) começa a fervilhar com mil e uma ideias para colocar em prática e a ansiedade e o stress vão aumentando exponencialmente com o aproximar da data.  Mas perguntam vocês? Porque estou eu a falar de casamentos num blog que é muito mais baby blog que outra coisa? Para quem não sabe, o meu casamento aconteceu no dia em que o meu filho fez um ano. Com o segundo aniversário do baby boy e o primeiro aniversário de casamento quase aí, estou em modo lamechas a recordar tudo o que foi preparar este dia, que foi tudo menos convencional. Querem saber como tudo aconteceu? Conforme já vos disse, o meu casamento não foi de todo tradicional. Não foi um casamento

Quarto de bebé: o nosso pequeno mundo!

Durante a gravidez e mesmo depois de sermos mães, o quarto do bebé deve ser um dos locais onde passamos mais tempo e um dos quais dedicamos maior atenção na nossa casa. Se durante a gravidez, a preocupação é decorar o quarto com todos aqueles pequenos detalhes que o tornem especial e único (sem que isso seja, obrigatoriamente, sinónimo de funcionalidade), depois de sermos mães e de percebermos aquilo que o nosso bebé e nós precisamos para as diferentes parte do dia, o quarto de bebé acaba por ir sofrendo algumas adaptações ao longo do tempo. O tema do quarto de bebé não é novo aqui no blog. Se a memória não me falha, já escrevi por aqui sobre pequenas sugestões para criar um refúgio para crianças felizes , já me inspirei na IKEA Portugal para vos dar sugestões de como criar um ambiente preparado Montessori-friendly no quarto dos mais pequenos e já escrevi também por aqui sobre como não deve faltar muito para haver algumas mudanças no quarto do baby boy neste início de 2018 . Passa

A pitada do Pai: quem precisa de inspiração para cozinhar?

Quando chega a hora de iniciarmos a diversificação alimentar dos nossos filhotes, inicia-se uma aventura pelo mundo das sopas mais variadas, das papas e da necessidade de termos receitas variadas para proporcionarmos diferentes de sabores e texturas às nossas crianças. A diversificação alimentar do meu filhote iniciou-se por volta dos seis meses e por aqui já escrevi sobre a preocupação que tenho com a alimentação dele. Por exemplo, no Natal, teve direito ao seus próprios doces . Também já falei por aqui da relação que pode existir entre Baby Led Weaning e Montessori e ainda como é possível descomplicar na hora da alimentação da criançada . Por volta dos seis meses do baby boy, iniciou-se também a descoberta de diversos blogs sobre alimentação infantil. De todos, existe um em que um pai se dedica a imaginar receitas e chama-se A Pitada do Pai . Recentemente, o Rui Marques levou um pouco mais além o projecto do seu blog e foi recentemente publicado o livro A Pitada do Pai , que